A Ortodontia é o ramo da odontologia responsável pelo diagnóstico, prevenção, interceptação e tratamento das irregularidades dentais e faciais, chamadas de “maloclusões”.
O conceito de maloclusão é muito amplo, mas de uma maneira simples podemos afirmar que quando os dentes não se encaixam corretamente uns aos os outros ou quando os dentes estão dispostos nos ossos maxilares de tal forma que a estética facial é prejudicada estamos diante de uma maloclusão. Estes problemas podem aparecer em qualquer fase do desenvolvimento da dentição e podem ser causados por vários motivos, dentre os quais a respiração bucal e os hábitos de sucção digital (Chupar dedo) ou de chupeta.
As más oclusões podem, além de prejudicar a auto-estima do paciente, favorecer o aparecimento de diversos problemas como cáries, doenças gengivais, dificuldades na mastigação, deglutição e fonação além de problemas de maior susceptibilidade ao trauma.
Muitos pais têm dúvidas a respeito da evolução da dentição de seus filhos e do momento mais adequado para iniciar qualquer intervenção ortodôntica (uso de aparelhos ortodônticos dentários). O exame precoce de uma criança, a partir dos quatro anos de idade, quando a dentição de leite já está completa, permite que o ortodontista avalie e detecte algum problema ortodôntico e planeje algum tratamento, se necessário. Caso contrário, ele orientará os pais para retornarem num outro momento para nova avaliação.
Da mesma forma, muitas pessoas acreditam que aparelhos ortodônticos são apenas para crianças e jovens. No passado se pensava assim, mas hoje em dia sabemos que isso não é verdade, pois dentes saudáveis podem ser movimentados em qualquer idade. Muitos dos problemas ortodônticos podem ser corrigidos nos adultos, com algumas diferenças em relação aos jovens como o crescimento, que não podemos contar ao nosso favor, e o tempo de tratamento, que dependendo do problema pode ser um pouco aumentado.
A idade não deve ser um fator limitante do tratamento ortodôntico, pois os dentes podem ser movimentados em todas os momentos da vida. Entretanto, a abordagem deve ser diferenciada e direcionada, não por motivos mecânicos, mas sim por motivos biológicos, sociais e psicológicos. Esses aspectos, tão importantes para nortear o tratamento ortodôntico, são definidos e estabelecidos no momento do diagnóstico e plano de tratamento realizado pelo especialista em ortodontia.
Um sorriso bonito e saudável é importante em todas as idades!
SOBRE
A Dra. Raquel Carolina Steinwandter é natural de Florianópolis/SC, formou-se em odontologia pela Universidade do Vale do Itajaí em 1999. Cursou aperfeiçoamento em Ortodontia Preventiva e Interceptativa pela Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Associação Brasileira de Odontologia de Santa Catarina, concluindo o curso em 2001. Especializou-se em Ortodontia e Ortopedia Facial na Universidade Federal de Santa Catarina, concluindo o curso em 2005. É registrada como especialista em Ortodontia e Ortopedia facial junto ao Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina, CRO-SC 5410, desde 2005. Dra Raquel é membro efetivo da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial desde 2006 Concluiu curso de Capacitação e aperfeiçoamento em aparelhos intra-orais para ronco e apnéia, bem como o Curso de capacitação para tratamento de bruxismo dentário . Passando a atuar também na área da odontologia do sono em conjunto com diversos médicos da área da medicina do sono. A preocupação da Dra. Raquel com a atualização é frequente, e pode ser constatada pela sua participação em cursos e palestras, em congressos de ortodontia, e associações de especialistas em Ortodontia em todo o Brasil. Possui trabalhos apresentados e publicados em vários anais de congressos inclusive na 104th American Association of Orthodontists Anual Session.
Fonte: ARTIGO POR Dra. RAQUEL CAROLINA STEINWANDTER